O Sudoeste está na rota do tráfico de mercadorias contrabandeadas pela fronteira do Paraguai e também faz divisa a Argentina.

Curitiba, PR (02/09/2011) – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu os deputados Luciana Rafagnin (estadual) e Zeca Dirceu (federal) em audiência esta tarde para discutir o pedido da população do Sudoeste de instalação de uma Delegacia da Polícia Federal no município de Francisco Beltrão. Além dos parlamentares, a audiência foi acompanhada pelo ex-vereador de Beltrão, Irineu Miller (PT), e pelos dirigentes do partido na região – Eduardo Scirea, Ênio Bianchini e Zuleide Maccari -, que foram à Brasília para participar do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. O Sudoeste, formado por 42 municípios, tem uma população de 587.505 habitantes. Além de estar situada na rota do tráfico de mercadorias contrabandeadas pela fronteira com o Paraguai na região Oeste – aproximadamente 200 Km dali -, boa parte do Sudoeste faz divisa com a Argentina e necessita de uma maior fiscalização e controle nesse corredor.

O ministro ficou de viabilizar estudos para avaliar a implantação de uma delegacia da Polícia Federal na região. Outro pedido do Sudoeste, de implantação de uma defensoria pública da União, depende de um entendimento com o governo do Estado do Paraná para saber em que pé está a implantação da defensoria estadual, sancionada em lei no mês de maio. É necessário verificar como será o funcionamento e distribuição do órgão no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *