Ele, que é autor do livro “Sementes da enganãção”, vai falar sobre a descoberta de suborno de milhões de dólares, ameaças, etc. Nesta segunda-feira à noite (19 horas), o ex-executivo e pesquisador norte-americano Jeffrey Smith revela aos gaúchos os bastidores da multinacional de sementes transgênicas Monsanto. O debate na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, pretende contar a história científica, política e econômica da empresa que está instalada no Rio Grande do Sul e pesquisa a soja.
Smith é autor do livro “Seeds of Deception-Exposing Industry and Government Lies About the Safety of the Genetically Engineered Fodds You´re Eating (“Sementes da enganação – as mentiras da indústria e do governo sobre a segurança dos alimentos transgênicos que você está comendo”). Durante seis anos, esse americano formado em administração de empresas pesquisou os bastidores do marketing das empresas de biotecnologia e sua íntima ligação com o governo e a FDA (Food & Drug Administration), órgão responsável pela liberação de transgênicos no país. Descobriu suborno de milhões de dólares, ameaças, demissões políticas, pesquisas viciadas.
Em outubro, Smith esteve no Brasil, e concedeu “entrevista explosiva” à Revista Caros Amigos – (trecho disponível em http://carosamigos.terra.com.br/da_revista/edicoes/ed81/natalia_viana.asp).