Os deputados da oposição questionam se o Instituto de Águas do Paraná formulou e encaminhou proposta de revisão das tarifas da Sanepar ao governo do Estado.

Da bancada do PT na ALEP

Os deputados da Oposição estudam apresentar um decreto legislativo para sustar o decreto do Poder Executivo  que aumentou em  35,14%  as tarifas da Sanepar. Nesta terça-feira,28, a bancada de oposição apresentou requerimento  solicitando informações ao  governo do Estado sobre o  tarifaço da Sanepar. O requerimento foi derrubado pelo rolo compressor do governo por 34 a 9 votos. 

Os deputados da oposição questionam se o Instituto de Águas do Paraná formulou e encaminhou proposta de revisão das tarifas da Sanepar ao governo do Estado. No Paraná o Instituto de Águas do Paraná atua como agência reguladora da Sanepar, como indica a lei estadual 16.242 de 2009 aprovada na Assembleia Legislativa.

De acordo com o líder da oposição, deputado Elton Welter,  quando o governo não responde os questionamentos,sinaliza  que não atendeu aos requisitos legais e não cumpriu de fato a lei federal nº11.445/2007, que estabelece critérios para revisão tarifárias no saneamento básico.  “Já que o governo não quis dar detalhes das planilhas de custo de serviços, pretendemos apresentar um decreto legislativo para sustar o tarifaço da Sanepar”, avisa

Através do requerimento, a Oposição questiona ainda se houve prévia audiência pública , com participação do Instituto das Águas do Paraná, Sanepar, usuários e demais entidades envolvidas com o saneamento básico para discutir a revisão da tarifa, e solicita cópias das planilhas de custos de serviços, entregues pela Sanepar ao Instituto das Águas do Paraná.

Assinaram o requerimento os deputados petistas  Elton Welter, Luciana Rafagnin, Enio Verri, Professor Lemos,Péricles de Mello Tadeu Veneri, Toninho Wandscheer e Anibelli Neto, do PMDB. Votou junto com a Oposição, o deputado Gilberto Ribeiro, do PSB.

Autor: Liderança do PT/Laura Sica mtb 4139

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *