O Governo Federal, em parceria com Estados e municípios, está empenhado em levar educação a todos os brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira que o orçamento do Ministério da Educação (MEC) em 2005 será de R$ 20,7 bilhões. Este valor, segundo Lula, representa um aumento de R$ 3,4 bilhões em relação ao orçamento deste ano.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura da 4ª Reunião do Grupo de Alto Nível do Programa Educação para Todos, no Itamaraty. Na ocasião, a Unesco lançou o “Relatório Mundial de Monitoramento sobre Educação para Todos”.
Lula reiterou que seu governo, em parceria com Estados e municípios, está empenhado em levar educação a todos os brasileiros. Para estimular o cumprimento das metas do milênio, principalmente no que diz respeito ao combate à pobreza e à questão da educação, ele enfatizou que pretende instituir no Brasil um prêmio para prefeitos e governadores.
“Possivelmente o prêmio será distribuído a partir de 2006, para que a gente tenha um estímulo para que governos estaduais, prefeituras municipais, entidades não-governamentais e até empresários e personalidades que têm políticas sociais junto à educação sintam-se muito mais motivados para alcançar as Metas do Milênio”, disse, ao discursar no evento.
O presidente aconselhou a todos os governantes dos países em desenvolvimento a pensar a aplicação de recursos na educação como investimento e não como gasto orçamentário. Com informações da Agência Brasil.