Estou feliz em ter participado da comemoração de 10 anos da Fetraf Paraná, um marco para todos os trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar. O encontro em Nova Prata do Iguaçu mostrou que a nossa história de luta continua viva, em busca de sociedade diferente, com direitos e dignidade àqueles que vivem no campo.

A Fetraf nasceu da luta e da esperança dos agricultores familiares, que são responsáveis por produzir 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Tem como missão fortalecer a agricultura familiar, garantir políticas públicas, defender a reforma agrária, a agroecologia, a soberania alimentar e os direitos humanos.

Falar da Fetraf é lembrar da história de vida de muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A semente da Fetraf Paraná surgiu nos idos de 1970, fortaleceu-se nos anos 80, na construção da nova Constituição Cidadã. Na década de 90 nasceu o Fórum Sul dos Rurais da CUT, que se tornou, em 2001, na Fetraf Sul. Mais tarde, em 2013 foi fundada a Fetraf-Paraná, que contou com a participação de mais de mil agricultores/as familiares.

Atualmente a Federação no Paraná é composta por 60 entidades filiadas, organizadas em 6 microrregiões, abrangendo aproximadamente 100 mil famílias. E ao longo dessa década, acompanhei importantes mobilizações, como as quatro Caravanas da Agricultura Familiar, e avanços para o setor.

Por isto, na comemoração em Nova Prata do Iguaçu, aproveitei para entregar uma Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná, por esses 10 anos de dedicação e defesa da nossa agricultura familiar.

Uma festa bonita e com muita alegria. Fico muito feliz em fazer parte dessa história e dessa família.


Parabéns, Fetraf, pelos seus 10 anos de luta e conquistas. Que venham muitos mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *