Deputada Luciana diz que compromisso da presidenta Dilma com as famílias está sendo cumprido à risca e destaca empenho do prefeito Marcos Michelon nessa conquista
Curitiba, PR (20/10/2011) – O município de Pranchita, no Sudoeste do Paraná, vai ser contemplado com a construção de uma creche para 120 crianças dentro do programa Pró-Infância do governo federal. O dinheiro para a obra, no valor de R$ 613.873,48 proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, foi empenhado esta semana, segundo informou por telefone à deputada estadual Luciana Rafagnin o deputado federal Zeca Dirceu. “Uma obra importante para o município porque vai atender cerca de 300 famílias de Pranchita, residentes em quatro conjuntos habitacionais”, definiu o prefeito Marcos Michelon. “É a primeira desse porte, uma vez que o município só possui uma creche que atende 60 crianças e, depois dessa obra do Pró-Infância, ainda vamos batalhar para zerar a fila formada por outras 90 crianças à espera de vaga”, disse.
A deputada Luciana enalteceu a conquista do município. “O recurso existe, é parte de um dos primeiros compromissos assumidos pela presidenta Dilma após a posse, mas a administração municipal tem de ser eficiente em ir buscar, elaborar projeto técnico e tem de ter a sensibilidade para enxergar e atender uma demanda da população”, disse a parlamentar, que junto com o deputado Zeca Dirceu participou de audiências para apoiar a luta das mães de Pranchita.
No dia 24 de março de 2011, a presidenta Dilma assinou termos de compromisso entre 419 municípios brasileiros para a construção de 718 escolas de educação infantil em todo o país. Um investimento total de R$ 800 milhões, que beneficia 140 mil crianças. Pranchita foi contemplada em outra etapa do programa, que desde o início, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já atendeu mais de 2.100 municípios com a edificação de pouco mais de 2.300 creches. Só para 2011 está previsto o repasse de recursos do FNDE por meio do Pró-Infância a 1.500 escolas a crianças de zero a cinco anos.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).