Os agricultores terão recursos para construir, reformar ou ampliar suas moradias. Foi aprovado o projeto de autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT), que cria o programa de habitação rural no Paraná. O objetivo do programa é financiar a construção, reforma ou ampliação de moradias rurais aos agricultores familiares. O valor do financiamento a ser concedido é de R$ 8.000,00.
Serão beneficiados os agricultores que utilizam diretamente o seu trabalho e de sua família na exploração agrícola da terra e que não possuam área de terra superior a quatro módulos fiscais. A carência é de até um ano e meio com prazo de amortização de dez anos.
A implementação do programa, elaboração dos projetos e prestação de assistência técnica social será em parceria com a Cohapar, Secretaria de Agricultura e Emater.
Este projeto da deputada Luciana já tinha sido aprovado em 2001, mas na época vetado pelo então governador Jaime Lerner. Neste ano, Luciana reapresentou e desde o início do ano tem discutido com o secretário da Agricultura Orlando Pessuti, e com o chefe da Cohapar Luiz Cláudio Romanelli, sobre a implantação do programa.
Evitar o êxodo
Para Luciana a criação deste programa vai melhorar a qualidade de vida das famílias do campo, assegurando melhores condições de moradia para os agricultores familiares paranaenses. “Com a realização do programa o agricultor será valorizado e motivado a permanecer trabalhando na terra, evitando o êxodo rural que tanto preocupa a sociedade e o governo”.