Santo Antônio d Sudoeste deve sediar a nova extensão, em pleito junto ao MEC

A deputada Luciana Rafagnin, acompanhada do prefeito Ricardo Ortinã (PR), de Santo Antônio do Sudoeste, em esteve em audiência, na manhã desta quarta-feira (07), com a coordenadora Maria Amélia Sabbag Zainko Coordenadora de Políticas de Ensino de Graduação  da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para tratar sobre a solicitação de uma extensão da instituição de ensino, na Região Sudoeste.

A solicitação que vem sendo demandada pela região há quase três anos, e já foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), após estudo de viabilidade, feito por uma comissão da universidade, é para que o município de Santo Antônio do Sudoeste seja sede da extensão da UFPR.

Tanto a deputada Luciana, como o prefeito Ricardo, defenderam que a região de mais de 300 mil habitantes, venha a contar com pelo menos cinco curso iniciais, mínimo para o início de uma extensão (a exemplo de Jandaia do Sul, que começou operacionalizar como extensão em 2014), com dois cursos de graduação em licenciatura e três nos ramos de engenharia.

Para a construção do campus, é necessário garantir requisitos importantes como área adequada a ser providenciada pelo município. O prefeito reforçou seu compromisso com a área para construção da unidade e todo o poio que seja possível, por parte do município. “Tanto eu como a deputada Luciana, buscaremos apoios dos nossos deputados federais da região, para que somemos esforços e tenhamos esse sonho realizado na região, o que fará a diferença para a nossa população”, disse o prefeito.

A deputada Luciana argumentou sobre a importância da extensão, uma vez que a região ainda não conta com um campus da Universidade Federal. “Este seria o primeiro campus da UFPR, na região, favorecendo principalmente para que a juventude contribua ainda mais com o desenvolvimento regional a partir de sua vocação. Como a UFPR já levou extensões para o Litoral e Palotina, saindo agora para o Sudoeste, fica uma justa distribuição, no Estado”, defendeu Luciana.

Os participantes da reunião encaminham agenda com a senadora Gleisi Hoffmann e demais representações do Paraná, em Brasília, para reforçar a importância da extensão da UFPR para o Sudoeste, junto ao MEC.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *