O modelo de gestão adotado pelo governo do Paraná pode significar um grande retrocesso.

Da Assessoria da Liderança do PT na ALEP

A bancada do PT realiza na próxima segunda-feira, dia 19, o Seminário “Modelos de gestão e parcerias público privadas, dilemas e perspectivas”. O encontro será realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa, das 8h30 às 12 horas e contará com a presença, como debatedores, do deputado estadual Simão Pedro (PT-SP), do ex-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont (PT-RS) e do sociólogo e especialista em gestão pública Luis Carlos da Silva (MG).

Segundo o deputado Elton Welter, um dos idealizadores do encontro, o PT está convocando federações de trabalhadores, sindicatos, representantes dos movimentos sociais e das entidades representativas de toda a sociedade para discutir as parcerias público privadas(PPPs).“Queremos mobilizar vários segmentos para esse debate, que é extremamente importante e oportuno. Na nossa avaliação, o modelo de gestão adotado pelo governo do Paraná pode significar um grande retrocesso. O governo nega qualquer intenção de privatizar, mas o discurso adotado, as ações, são no sentido de implantar um modelo de terceirizações e privatizações. Negam essa intenção, mas as ações nesse sentido são reais e concretas. Eles não querem o carimbo de neoliberais, mas agem assim.Queremos discutir como serão feitas as PPPs e qual a necessidade de adota-las”, explica.

O governo do Estado, através de decreto, criou um conselho gestor para aprovar, acompanhar e estruturar as parcerias público privadas em projetos nas áreas de tecnologia e inovação, cultura e desenvolvimento econômico. “ O governo inclusive já autorizou uma empresa chamada Shopping do Cidadão Serviços e Informática a efetuar estudos técnicos para implantação de um programa chamado Centro de Atendimento ao Cidadão.

Segundo Welter, o governo Beto Richa vem dando destaque em seus discursos e ações iniciais à necessidade de implantar um choque de gestão, com o enxugamento do estado, o controle dos gastos, a flexibilização, a modernização, aos contratos de gestão e gestão de resultados. “ Mas concretamente o que quer dizer esse discurso? O governo quer restabelecer no Paraná um período já passado no governo Lerner, de redução do tamanho do Estado, de privatização, terceirização.Esse é o modelo de eficiência, de flexibilidade, de modernização que se busca com essa proposta”, analisa.

Confirmaram presença no seminário os deputados federais do PT, André Vargas e Angelo Vanhoni, prefeitos do interior do Estado e várias lideranças políticas.

Serviço:

Assunto- Debate sobre os modelos de gestão e parcerias público privadas

Dia- 19/09/2011

Local- Plenarinho da Assembleia Legislativa

Horário- A partir das 8h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *