O evento tem o objetivo de formular ações que possam contribuir para a garantia dos direitos do idoso. O Plano Nacional de Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa será discutido durante seminário a ser realizado em Brasília nos dias 28 e 29 de Abril. O Seminário Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa tem o objetivo de debater o plano e formular ações que possam contribuir para a garantia dos direitos do idoso, segundo informou a assessoria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH).

Durante o encontro, órgãos governamentais e não-governamentais vão discutir em uma audiência pública normas de funcionamento das Instituições de Longa Permanência. Elaboradas por especialistas da área de gerontologia de organizações governamentais e não governamentais e coordenadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as normas integram o Plano Nacional de Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O Plano segue as diretrizes do Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento, resultado da 2ª Assembléia Mundial do Envelhecimento, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em abril de 2002.

Mais idosos

No Brasil, vivem 15 milhões de idosos, o que representa 9% da população brasileira. Segundo a ONU, até 2050 o número de idosos no mundo aumentará em, aproximadamente, de 600 milhões a quase dois bilhões. Nos próximos 50 anos haverá no mundo, pela primeira vez na história, mais pessoas acima de 60 anos que menores de 15.

O Seminário Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa é uma realização da SEDH e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O evento será realizado em Brasília, nos dias 28 e 29 de abril, das 9h ás 18h, no Espaço Cultural ANATEL (Setor de Autarquia Sul, Q. 06 BL. H).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (61) 429-3598/3014 ou Fax: (61) 225-0440/ 225-7695; ou por e-mail: seminarioidoso@sedh.gov.br.(LA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *