Do site da GMWatch, com base em informações da BBC News. O texto em Português é da Agência Estadual de Notícias (http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br). A tendência mundial da rejeição a produtos transgênicos
Do site da GMWatch, com base em informações da BBC News. O texto em Português é da Agência Estadual de Notícias (http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br). A tendência mundial da rejeição a produtos transgênicos foi confirmada neste domingo (27). A Suíça aprovou em referendo o banimento por cinco anos das plantações de grãos geneticamente modificados. A proibição foi aprovada por 55,7% do eleitorado suíço.
A decisão da população suíça já tinha sido antecipada em pesquisas de opinião mostrando que a maioria dos consumidores suíços recusa-se a adquirir alimentos processados com produtos geneticamente modificados. Fazendeiros suíços propuseram a proibição da produção de grãos transgênicos, argumentando que as plantações de transgênicos representam ameaça concreta de contaminação aos produtos orgânicos.
Na Europa, é cada vez maior a rejeição aos produtos transgênicos, levando a maioria das empresas de alimentos a banir de suas linhas qualquer componente geneticamente modificado. Grandes redes de supermercados também eliminaram de suas prateleiras alimentos processados com transgênicos.
Pesquisas recentemente divulgadas demonstrando os efeitos nocivos dos alimentos transgênicos à saúde humana devem acelerar a rejeição aos produtos geneticamente modificados. Esta tendência mundial beneficia os produtores paranaenses de soja convencional, que além de garantir mercados em todo o mundo, podem ampliar as exportações para atender a demanda crescente por soja não-transgênica.
(texto em Português, extraído da Agência Estadual de Notícias – http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/)
Fontes: GMWatch (http://www.gmwatch.org/archive2.asp?arcid=5991) BBC News (http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/europe/4475044.stm)
***
COMENTÁRIOS:
“Parabéns pela divulgação desta notícia. Enquanto o assunto era manchete em todos os jornais da Europa de hoje, aqui no Brasil a mídia silencia… Há tempos que os transgênicos estão perdendo a batalha na Europa. Lá, o povo quer decidir o que comer. Lá, o povo quer saber o que colocar dentro de casa. Lá, quem planta quer saber o que está jogando na terra… É hora do povo brasileiro acordar também e não cair no conto da propaganda da Monsanto e das multinacionais do lucro, do veneno e da morte! A vida é dom, é bela e merece respeito! Comer bem é cuidar da Vida! Fora transgênicos e fora monsanto (mão do diabo)!”
Frei Ildo Perondi (ildo@sercomtel.com.br)
“É importante que, no nosso país, também sejam divulgadas pesquisas que apresentem dados sobre os prejuizos que os transgênicos podem causar para a saúde humana,conscientizando a população sobre o assunto, e, então, a partir disso, perguntar a nossa opinião.O povo não tem acesso às informações sobre o assunto,o que ele escuta e assiste pela TV é a Monsanto mostrando lindas lavouras, com alta produtividade enchendo os olhos dos pequenos agricultores”.
Adriana B. Schiavini (arianabruno@ibest.com.br)