O Governo Lula está investindo na ampliação dos aeroportos e na restauração de 7.800 quilômetros de estradas, ainda neste ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as exportações brasileiras, uma das prioridades de seu governo, têm alcançado objetivos “extraordinários”. Segundo Lula, o superávit crescente da balança comercial é uma prova do acerto das decisões de sua equipe de governo.
“Isso (avanços das exportações) não vem ocorrendo por acaso, trata-se de uma forte ação estratégica, composta pela agenda criativa de nossa diplomacia e por nossa presença ousada no comércio exterior. É assim que o Brasil tem enfrentado graves pontos de estrangulamento da economia, o que não vinha sendo feito nos últimos anos, procurando diminuir em especial a nossa vulnerabilidade”, afirmou.
Manutenção do crescimento
Lula afirmou que, nos últimos 12 meses, o Brasil bateu um novo recorde, com superávit acima de US$ 29 bilhões. “Coisa jamais pensada na economia brasileira”, ressaltou. No mesmo período, segundo o presidente, o país exportou US$ 83 bilhões. “Coisa também impensável por qualquer economista em janeiro de 2003”, disse.
De acordo com o presidente, a manutenção desse crescimento requer iniciativas internas e externas. O presidente afirmou que os pólos exportadores dependem de boas estradas, de portos profundos e de muita energia, entre outros fatores. “Mas para que isso realmente se efetive, é preciso fazer planejamento e criar condições favoráveis para esses investimentos pesados”, afirmou.
Lula criticou a omissão do Estado brasileiro no atendimento desses requisitos, o que, segundo ele, levou o país a viver um racionamento de energia elétrica, além de problemas de infra-estrutura. “Por isso, o nosso governo, com muito esforço e com a ajuda de muita gente, está tentando corrigir esse descaso histórico de nosso país”, destacou.
O presidente lembrou que seu governo está investindo na ampliação dos aeroportos, na restauração de 7.800 quilômetros de estradas, ainda neste ano, e na modernização dos portos.