A escolha foi definida em um sistema de rodízio entre os sete parlamentares do partido.
Liderança PT na Alep
O deputado estadual Tadeu Veneri é o novo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa. Ele assume no lugar da deputada estadual Luciana Rafagnin. A escolha foi definida em um sistema de rodízio entre os sete parlamentares do partido.
A deputada estadual Luciana Rafagnin em pronunciamento no plenário, agradeceu o apoio que recebeu dos colegas nos três anos que esteve à frente da bancada do PT e desejou sucesso a Veneri.
Veneri exerce o terceiro mandato como deputado estadual. O seu primeiro mandato foi na Câmara Municipal de Curitiba, como vereador nos anos de 1995 e 1996. Em 96 e 2002, foi reeleito para a Câmara Municipal de Curitiba. Em 2002, com 21 mil e 325 votos, Veneri foi eleito deputado estadual. Em 2006, foi reeleito com 28 mil 204 votos. Em 2010, Veneri foi o deputado estadual que obteve o maior número de votos na capital. No total, foram 48. 860 votos. Filiado ao PT desde 1988, ele integra a corrente interna do PT, Militância Socialista.
Veneri é autor da Proposta de Emenda Constitucional que proíbe o nepotismo na esfera dos três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, incluindo Ministério Público e Tribunal de Contas. Esta emenda chegou a ser aprovada em primeira discussão, em 2006, mas acabou rejeitada.Uma das primeiras iniciativas de Veneri ao se eleger deputado foi defender o fim do pagamento de jetons por sessões extraordinárias e a identificação dos carros oficiais.
Na Assembleia Legislativa, Veneri é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e membro da Comissão de Constituição e Justiça.