Por ordens expressas da Presidenta Dilma Rousseff, o governo federal vai expandir para o interior do país a formação médica
Curitiba, PR (17/08/2011) – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) acompanhou esta manhã o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcebíades Orlando, em audiência com o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek. Os dois foram pedir o apoio e o empenho de Samek, como interlocutor importante do governo federal, à criação dos cursos de Medicina em Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. O reitor deseja que os dois projetos caminhem juntos e Samek pode ajudar na captação de recursos junto aos ministérios.
Alcebíades Orlando voltou recentemente de uma viagem à Brasília, na qual conversou com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Haddad teria falado da disposição do governo federal, por ordens expressas da Presidenta Dilma Rousseff, de ampliar a criação de cursos de Medicina em todo o país e expandir essa formação para o interior. “O ministro disse que a intenção é de buscar parceria com as universidades estaduais para concretizar essa meta, porque as instituições estaduais de ensino superior compõem o sistema de maior capilaridade e que funciona bem nas cidades do interior”, acrescentou o reitor.
“A Itaipu Binacional realiza um trabalho exemplar em favor da comunidade de Foz do Iguaçu com o Hospital Costa Cavalcanti, que foi construído, inicialmente, para atender apenas os funcionários da empresa e hoje é aberto à população, sendo excelência no atendimento humanizado. Além disso, os projetos dos cursos de Medicina contam com a sensibilidade e o apoio pessoal do companheiro Samek”, disse a deputada Luciana.
Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR).